Concurso ADAPTA na Rio +20

Concurso ADAPTA na Rio +20

         Para estudantes do ensino fundamental e médio

               Você já deve ter visto na TV ou na internet que este ano o Brasil sediará uma importante conferência da ONU, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, apelidada de Rio+20. Mas você faz idéia do que acontecerá durante esse evento? Do que ele representa para o nosso futuro?

              O evento recebeu o nome de Rio+20 pois acontecerá exatamente 20 anos depois de outra conferência internacional que tinha objetivos muito semelhantes: a Eco92, também promovida pela ONU na capital fluminense para debater meios possíveis de desenvolvimento sem desrespeitar o meio ambiente. Vinte anos depois, a Rio+20 reunirá os líderes de todo o mundo para fazer um balanço do que foi feito nas últimas duas décadas e discutir novas maneiras de recuperar os estragos que já fizemos no planeta, sem deixar de progredir.

               Mas pensar em alternativas para diminuir o impacto da humanidade na Terra não é responsabilidade, apenas, dos governantes: é nossa também. Afinal, todas as atitudes que tomamos no dia a dia, do tempo que demoramos para escovar os dentes ou tomar banho ao meio de transporte que escolhemos para ir à escola, afetam de alguma maneira o planeta e, por consequência, nossas vidas.

               Um dos temas eleitos pela ONU para a Rio+20 é a economia verde. Segundo o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), principal autoridade global sobre meio ambiente da ONU, a economia verde é uma economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz significativamente riscos ambientais e escassez ecológica. Definem ainda que, em uma economia verde, o crescimento de emprego e renda para a população deve ser impulsionado por investimentos públicos e privados, visando a redução da poluição e das emissões de carbono otimizando o uso dos recursos naturais, além do aumento da eficiência energética e a prevenção de perdas da biodiversidade.

               A idéia é que todos os setores da sociedade discutam, ao mesmo tempo, maneiras de transformar o planeta em um lugar melhor para vivermos. Até mesmo quem estiver de fora dessas reuniões pode ajudar pensando em maneiras de diminuir seu impacto na Terra.

Concurso ADAPTA na Rio +20

               Em um contexto global, pense em como Brasil poderia contribuir, através de uma Economia Verde, para melhorar o planeta em que vivemos. Compartilhe sua idéia com amigos, pais e professores e também, aqui, com a gente!

               Preencha o formulário até 31/05/2012 e deixe sua idéia em forma de uma frase ou texto, sugerindo como o Brasil, seja através de ações governamentais ou da sociedade, poderia promover mudanças positivas na Economia Verde, que fossem percebidas em todo o mundo. Se a sua sugestão ficar entre as 3 melhores, ela será enviada à organização da Rio+20, e você será premiado.

               Os alunos autores das frases vencedoras do 1º (primeiro lugar), do 2º (segundo lugar) e do 3º (terceiro lugar) receberão como premiação cada um, um Net Book, um Tablet e um telefone celular “touch screen”, respectivamente. *veja regulamento.

 O concurso ADAPTA na Rio+20 obteve 45 inscritos de diversos estados do Brasil. 5 finalistas já foram contactados para participarem da entrevista que deverá definir os 3 primeiros lugares. Em breve você poderá consultar aqui o nome dos ganhadores e as frases vencedoras !

 

Apoio:

Patrocínio: