Presidente da Agência Espacial Brasileira assumirá a pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação

Marco Antônio Raupp, presidente da Agência Espacial foi indicado pelo próprio Mercadante, que deixará a pasta para assumir a pasta da educação. A posse deverá ser dia 24 do corrente mês.

Marco Antonio Raupp (1938, Cachoeira do Sul[1]) é um matemático brasileiro, ex-diretor geral do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Graduado em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é doutor em matemática pela Universidade de Chicago e livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP).[2] Foi professor adjunto da Universidade de Brasília (UnB), analista de sistemas do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, pesquisador titular do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e professor associado no IME/USP.

Foi vice-diretor do LNCC, diretor geral do INPE, diretor geral do IPRJ/UERJ e diretor do LNCC.[2] Em reconhecimento aos serviços prestados, foi agraciado com o título de Comendador pela Ordem do Rio Branco (Ministério das Relações Exteriores) e pela Ordem Nacional do Mérito Cientifico (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação).[2] Em diferentes momentos foi presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e também tesoureiro, vice-presidente e conselheiro da SBPC. É membro titular da Academia Internacional de Astronáutica (IAA), membro titular do Conselho Superior da FAPERJ e membro suplente do Conselho Nacional da Ciência e Tecnologia (CCT). Foi diretor do Parque Tecnológico, em São José dos Campos. Atualmente é presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Fonte da biografia de Raupp: Wikipédia

Postado por Marcio Ferreira