V Workshop INCT Adapta apresenta resultados positivos

O projeto foi prorrogado por mais um ano e segue até 2015. O Adapta conta com o apoio e financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam)

 

Por Luciete Pedrosa

 

Ascom Inpa

 

Com apresentações de cerca de 100 trabalhos científicos e vários deles utilizando tecnologias de última geração, como o de sequenciamento de genes, o V Workshop INCT Adapta chegou ao fim com resultados positivos. Esta foi a avaliação do coordenador do projeto Adapta e diretor do Inpa, Adalberto Val, durante o encerramento do evento que ocorreu nesta quinta-feira (27).

 

Na ocasião, o coordenador anunciou a decisão do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em prorrogar o projeto até fevereiro de 2015. “Estou extremamente feliz porque este projeto tem um desempenho muito além do que foi planejado originalmente, por conta da dedicação das pessoas que estiveram aqui. Decidimos, hoje, que vamos continuar trabalhando juntos e nos apresentar para as novas oportunidades que se abrem com o financiamento de pesquisas no Brasil e no mundo”, declarou Adalberto Val.

 

Ele também explicou que o Adapta lida com a questão das mudanças climáticas e seus efeitos sobre os organismos aquáticos, os quais, segundo ele, são de grande interesse para cientistas no mundo inteiro. “Aqui na Amazônia temos informações bastante precisas de que teremos efeitos significativos. Na verdade, já estamos, de certa forma, experimentando essas mudanças climáticas”, alertou.

 

Segundo Adalberto Val, mais de 200 teses e dissertações foram desenvolvidas no âmbito do Adapta e, até o momento, o projeto já apresentou 15 novas patentes que vão estar liberadas para a transferência de empresas interessadas. Dentre essas patentes encontra-se o desenvolvimento de um software para análise da expressão gênica utilizando tecnologia de última geração.

 

O workshop

 

Com o tema “Novos paradigmas científicos e mudanças climáticas globais”, o evento teve como objetivo apresentar os avanços e resultados obtidos em diversas pesquisas ao longo do desenvolvimento do projeto Adaptações da Biota Aquática da Amazônia, reunindo durante quatro dias líderes de outros nove INCTs.

 

Foto: Henrique Lima/Colaborador Ascom Inpa

 

Confira o resumo do último dia do V Workshop INCT Adapta