Coordenador do ADAPTA apresenta novas publicações do INPA na SBPC

As pessoas interessadas nas obras ganharam 30% de desconto comprando no estande da editora do Inpa.

Durante o lançamento dos livros, de diversos autores, Adalberto Val comentou sobre as diversidades e curiosidades da região amazônica como fauna e clima.

Fernanda Farias

São Luiz – MA

Na manhã desta quinta-feira (26), ocorreu o lançamento das novas obras da editora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), apresentados pelo diretor do Instituto, Adalberto Val, na 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O diretor começou o lançamento comentando sobre as diversidades e curiosidades da região amazônica como fauna e clima. “Na Amazônia não existe apenas o calor, nas regiões dos Andes, que ainda é Amazônia, existe um clima totalmente diferente, e isso poucas pessoas sabem”, comentou.

Toda essa diversidade da região requer uma divulgação ampla das pesquisas realizadas nos laboratórios, pois é preciso dar um retorno para população, já que muitas pesquisas realizadas nos laboratórios vieram de indagações de saberes tradicionais. “A ciência é neutra, mas o cientista não é. Então, por isso, ele vê meios para aprimorar suas pesquisas para desenvolver melhorias para a população a qual está inserido”, expôs.

Val comentou ainda com os participantes sobre a relevância das pessoas serem bem instruídas, mas é importante que continuem aderentes à sua cultura. “O Inpa se preocupa em fazer a socialização de todo conhecimento realizado nos seus laboratórios. E isso tudo proporciona a inclusão de grande parte da sociedade, pois possibilita que as pessoas conheçam sua região e se desenvolvam na própria região”, afirmou o diretor.

Novas publicações

Exemplares das obras novas lançadas na sessão foram sorteadas para o público presente. Um dos felizardos foi o estudante de agronomia Flávio Henrique da Silva, que ganhou o livro Frutos nativos da Amazônia comercializados nas feiras de Manaus, e ressaltou que este espaço é importante porque possibilita ter contato com livros sobre a região amazônica.

“Eu sou de Goiânia e não sei muito sobre a região amazônica, mas fiquei muito feliz em conhecer sobre curiosidades que o diretor expôs e ainda que ganhei um livro da minha área, foi bem gratificante participar do lançamento”, comentou Silva.

As obras lançadas nesta quinta-feira (26) na SBPC foram: “Guias de samambaias e licófitas”; “Reserva Ducke e a biodiversidade amazônica através de uma grade”; “Frutos nativos da Amazônia comercializados nas feiras de Manaus”; “Potencial tecnológico de madeiras da Amazônia”; “A nova conjuntura nacional, regional e internacional – desafios para o modelo Zona Franca de Manaus”; “Grupo de Estudos Estratégicos Amazônicos – tomo IV”; “Noções básicas de nutrição e higiene”; “Revista Acta Amazônica”, “Cartilha Observando borboletas”.  As obras estão disponíveis na Editora do Inpa e podem ser adquiridas por meio dos contatos: (92) 3643 3223 / 3642 3438 (fax) ou e-mail editora@inpa.gov.br.

Foto da chamada: Eduardo Gomes

Fonte: website do inpa