Arquivo por categoria: Demais notícias

Mutação de gene favorece o desenvolvimento do câncer em seres vivos

Por Ana Luisa Hernandes   O conceito de mutação compreende modificações dos genes que podem ocasionar doenças genéticas, morte celular, e até mesmo câncer. Sem esse fenômeno, não existem variações das características em organismos ou populações, adaptações a mudanças ambientais …

Continue lendo »

Espécies de peixes pulmonados sobrevivem a sazonalidades no ambiente por meio da estivação

Por Ana Luisa Hernandes   Espécies de peixes que apresentam pulmões e são capazes de respirar ar do ambiente. Este foi o assunto do seminário ministrado pela mestra Luciana Mara Lopes Fé, na terça-feira, 27 de maio, no Laboratório de …

Continue lendo »

Peixe da espécie Lipophrys pholis elimina amônia através da pele em situações de desafio ambiental

Por Ana Luisa Hernandes   “Excreção de resíduos nitrogenados em peixes anfíbios”. Este foi o tema do seminário ministrado na sexta-feira, 16 de maio, pela doutora Luciana Rodrigues de Souza-Bastos, da Universidade Federal do Paraná. Pesquisadores e bolsistas prestigiaram a …

Continue lendo »

Variações de temperatura da água causam mudanças fisiológicas no tambaqui

Por Ana Luisa Hernandes   Pesquisadores e bolsistas do Laboratório de Ecofisiologia e Evolução Molecular (LEEM) e da comunidade científica prestigiaram na segunda-feira, 5 de maio, a defesa da tese de doutorado da aluna Alzira Miranda de Oliveira, do Programa …

Continue lendo »

Nível de especialização de organismos não está relacionado ao tamanho do genoma

Por Ana Luisa Hernandes    O doutorando em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (GCBev/Inpa/MCTI), Marcos Prado Lima, apresentou na terça-feira, 8 de abril, a palestra “Importância dos fatores de transcrição para a regulação …

Continue lendo »

Herança genética determinará sobrevivência de espécies em cenários climáticos futuros

Por Ana Luisa Hernandes   De que maneira espécies de peixes, anfíbios, répteis e mamíferos responderão às mudanças climáticas daqui a 100 anos? Será que essas populações irão se adaptar aos diferentes desafios impostos pelos ambientes que as cercam? Quantas …

Continue lendo »

Pesquisadores debatem no Inpa efeitos das mudanças climáticas em espécies da Amazônia

O V Workshop INCT-Adapta reúne pesquisadores que atuam diretamente no microcosmos, salas que simulam os efeitos das mudanças climáticas para daqui a 100 anos   Por Ana Luisa Hernandes   Com o tema “Novos paradigmas científicos e mudanças climáticas globais”, …

Continue lendo »

Pesquisador diz que fotoperíodo e temperatura interferem no crescimento de peixes cultivados

Por Ana Luisa Hernandes   “Endocrinologia do crescimento em peixes: efeitos de variáveis ambientais e aplicações em aquicultura”. Este foi o tema do seminário da última terça-feira, 11 de fevereiro, ministrado pelo mestrando do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura da …

Continue lendo »

Mudança de percurso do rio Cuieiras pode causar alteração genética do peixe ‘carazinho’

Por Ana Luisa Hernandes   Estudar uma possível alteração genética em duas espécies de peixes do gênero Apistogramma (A. gephyra e A. pulchra) – peixes de água doce de pequeno porte conhecidos como carazinho ou acará-anão – a partir da mudança de …

Continue lendo »

Peixes de água doce são submetidos a altas temperaturas que simulam mudanças climáticas

Por Ana Luisa Hernandes   O auditório do LEEM recebeu na sexta-feira, 24 de janeiro, o seminário “Hot Fish – climate change impacts on inland fisheries” ministrado por Dominique Lapointe, pós-doutoranda na Universidade de Carleton, em Ottawa, no Canadá. O …

Continue lendo »

Utilização de hormônios em espécies de peixes pode beneficiar a Aquicultura

Por Ana Luisa Hernandes   O mestrando do curso de Pós-Graduação em Aquicultura da Universidade Nilton Lins, em convênio com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Arlan de Lima Paz, apresentou nesta terça-feira, 14 de janeiro, a palestra “Efeitos …

Continue lendo »

Diversidade genética permite adaptação de espécies a ambientes modificados pelo homem

Por Ana Luisa Hernandes   “Conservação genética de peixes tropicais”. Este foi o tema da palestra desta terça-feira, 10 de dezembro, ministrada pelo pós-doutorando Carlos Henrique dos Anjos dos Santos. Pesquisadores e bolsistas prestigiaram a apresentação realizada no auditório do …

Continue lendo »

Uso de herbicida para controlar plantas aquáticas infestantes no entorno de tanques pode prejudicar saúde de peixes

Por Ana Luisa Hernandes   O auditório do LEEM recebeu nesta terça-feira, 3 de dezembro, a palestra “Os efeitos do Roundup em peixes”, ministrada pela aluna de iniciação científica Susana Braz Mota. O estudo foi orientado pela Dra. Vera Maria …

Continue lendo »

Pesquisadora afirma que biomarcadores contribuem para detecção de contaminantes em peixes amazônicos

Por Ana Luisa Hernandes   A doutoranda do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Helen Sadauskas-Henrique, apresentou nesta terça-feira, 26 de novembro, a palestra “Biomarcadores de contaminação ambiental” no auditório do LEEM. O evento, que ocorre todas as terças …

Continue lendo »

Estímulo natatório de Matrinxã e ração com mais proteína aumentam em 30% peso do peixe

Estímulo natatório de Matrinxã e ração com mais proteína aumentam em 30% peso do peixe Método alternativo de criação de matrinxã, desenvolvido pelo Inpa, aumenta a produtividade do peixe. Além disso, o treinamento físico tornou o animal mais resistente ao …

Continue lendo »

ADAPTA viabiliza o curso Desenho de Primers

O curso foi ministrado no auditório do laboratório sede do ADAPTA, pelo Dr. Carlos Henrique dos Anjos dos Santos, e teve duração de 2 dias (18 e 20/09/2013). O curso contou com 7  inscritos, estudantes e pesquisadores do Laboratório de …

Continue lendo »

Pesquisadoras do INPA são homenageadas no XIV Congresso Brasileiro de Limnologia

O evento realizado em Bonito – MS ocorreu entre os dias 8 e 12 de setembro de 2013. Além da extensa programação que incluiu apresentações orais e de pôster, sendo que 2 alunos do laboratório sede do ADAPTA também apresentaram …

Continue lendo »

Dois novos artigos compõem a já extensa bibliografia gerada pelo ADAPTA

O dois artigos publicados no segundo semestre de 2013 tratam de ecotoxicologia de peixes Amazônicos, o tambaquí, o Acará-disco e Acará-bandeira. As três espécies são de extrema importância econômica para a região, a primeira na alimentação, e as demais no …

Continue lendo »

Novo artigo debate a distribuição, hidrologia e vegetação das área úmidas brasileiras

Pesquisadores de todo o brasil, inclusive participantes do ADAPTA, são os autores da mais recente publicação sobre as área úmidas brasileiras. O artigo visa propor uma definição, delineamento e classificação nacional, com o intuito de gerar bases científicas para uma discussão …

Continue lendo »

Visitante do LEEM ministra seminário sobre Epigenética

Margarida Figueiredo, portuguesa, 27 anos, ministrou nesta Terça-Feira, no auditório do LEEM, seminário sobre seu trabalho de doutorado, o qual desenvolve na Universidade de umea na Suécia. O trabalho envolve a aplicação de técnicas epigenéticas no estudo dos cromossomos sexuais …

Continue lendo »

16. Seminário dos INCTs termina com detalhamento de edital e balanço dos dirigentes

Participaram do encerramento o presidente do CNPq e o secretário executivo do MCTI     A etapa de apresentação e exposição de resultados obtidos pelos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) na fase inicial do programa foi encerrada nesta …

Continue lendo »

Pesquisa do Inpa avalia os impactos de um derramamento de óleo em espécies de peixes no rio Negro

A pesquisa constatou alta toxicidade do óleo para as espécies de peixes analisadas, mesmo após três meses do ocorrido, quando uma balsa da empresa Chehuan Navegações tombou provocando o derramamento de 60 mil litros da composição asfáltica primária CAP 20 …

Continue lendo »

Genoma do peixe-boi será mapeado em parceria entre Brasil e Japão

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) anunciou nesta quinta-feira (18) a realização de um projeto de mapeamento do genoma do peixe-boi da Amazônia. Um acordo de cooperação firmado entre Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) e o Centro de …

Continue lendo »

Inscrições abertas para pós-graduação em Biociência Animal

A CAPES aprovou em (julho/2008) a proposta de criação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos, na área de concentração “Ciências da Engenharia de Alimentos”, cursos de Mestrado e Doutorado, que passaram a ser oferecidos pela FZEA/USP a partir de …

Continue lendo »

Vencedora do Concurso ADAPTA é da Bahia

O concurso ADAPTA premiou com um NoteBook para o primeiro lugar e um Tablet para o segundo lugar, alunos que enviaram suas frases sobre o tema: Em um contexto global, pense em como Brasil poderia contribuir, através de uma Economia …

Continue lendo »

22 de março é o Dia das Águas

Cientistas se reúnem e lançam documento no Dia das Águas clamando por atenção às Áreas Úmidas (AUs). O grupo justifica: as AUs do Brasil vêm correndo grande risco e perda das múltiplas funções e benefícios sociais e ecológicos, pela falta …

Continue lendo »

Instituição Japonesa visita sede do ADAPTA e propõe parcerias

 A visita foi realizada dia 8 de Março e contou com a presença dos pesquisadores Jun KIKUCI, na aréa de  metabolomica, e  Shigeharu MORIYA, da aréa de Biologia Ambiental Molecular, ambos do Instituto RIKEN. O instituto Riken é referência mundial …

Continue lendo »

Coordenadores do ADAPTA apresentam resultados em Hanoi – Vietnã

O coordenador geral do ADAPTA, Dr. Adalberto Luis Val e a Coordenadora de Programas Aplicados do ADAPTA, Dra. Vera Val, apresentaram as palestras intituladas, respectivamente, “Climate changes and connections with fish of the Amazon” e “Biomarcadores de toxicidade do Roundup® …

Continue lendo »

Laboratório sede do ADAPTA recebe o programa Science Camp – Elas na Ciência

Aconteceu em Manaus, nesta terça-feira (5), as atividades do programa “Science Camp – Elas na Ciência”, uma parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. O evento  reuniu 90 estudantes …

Continue lendo »

Mais um doutor formado pelo Leem em Biologia Aquática

Aconteceu no dia 20/02/2013  no auditorio do  BADPI  as   09:00 horas a defesa de tese, do aluno RAFAEL MENDONÇA DUARTE, intitulado “Mecanismos de regulação de Na+ nas brânquias de peixes da Amazônia: modulação por fatores ambientais e ajustes espécie-específicos”. A banca julgadora composta pelos professores …

Continue lendo »

Vice-coordenadora do ADAPTA é membro titular do Comitê Nacional de Zonas Umidas

Maria Teresa Fernandez Piedade foi  indicada pela SBPC e aprovada em novembro de 2012 para ser membro titular do Comite Nacional de Zonas Umidas (CNZU). Para entender melhor o que é o CNZU e suas funções, Maria Tereza respondeu à algumas perguntas feitas por …

Continue lendo »

Laboratório sede do ADAPTA tem três trabalhos premiados

Os trabalhos foram apresentados no I  Encontro Nacional de Aquicultura na Amazônia, que ocoreu entre os dias 29 à 31 de outubro de 2012.   A proposta do encontro foi promover  uma ampla discussão entre os diferentes segmentos da sociedade …

Continue lendo »

Alunos do ADAPTA participam: A Bioinformática no Século 21

O desenvolvimento das novas tecnologias de sequenciamento do DNA tem revolucionado às ciências da vida. Uma consequência desse processo é o aumento na demanda por profissionais da área de bioinformática, algo que vem acontecendo não só no Brasil mas no mundo todo. …

Continue lendo »

A importância da semana nacional de ciência e tecnologia para o INPA, amigos e colaboradores

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNC&T) surgiu em 2004 com o objetivo de estabelecer a mobilização da sociedade em relação às pesquisas científicas, suas contribuições, impactos, relevância e discussão de resultados. O público alvo deste grande evento científico …

Continue lendo »

Inpa e NIB assinam acordo de cooperação e intercâmbio

Institutos promovem troca acadêmica e cooperação científica pelo período inicial de cinco anos a partir de 2012, com a possibilidade de ser estendido por mútuo acordo

CONCEA abre consulta pública para o texto base de Experimentação Animal

Texto base restringe o uso de animais em laboratório.   Intitulado Diretriz Brasileira de Prática para o Cuidado e a Utilização de Animais para Fins Científicos e Didáticos, o texto base deverá ser apreciado pela sociedade antes de ser aprovado. Segundo a professora …

Continue lendo »

Coordenador do ADAPTA comenta tema de mesa redonda

“MARANHÃO: UM ENCONTRO DE BIOMAS” Foi o tema  de um dos  debates que aconteceu  dia 26 de Julho, no mini-auditório do Centro Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Dr. Adalberto Luis Val, coordenador do ADAPTA, coordenou a mesa …

Continue lendo »

Cooperação UFAM e Moçambique promove visita à instituições em Manaus

A Universidade Federal do Amazonas está firmando um Termo de Cooperação Técnica com a Universidade Eduardo Mondlane e o Ministério das Pescas de Moçambique, através da criação do curso de Gestão da Pesca, em nível de graduação, em Moçambique. A …

Continue lendo »

Coordenador do ADAPTA apresenta novas publicações do INPA na SBPC

As pessoas interessadas nas obras ganharam 30% de desconto comprando no estande da editora do Inpa. Durante o lançamento dos livros, de diversos autores, Adalberto Val comentou sobre as diversidades e curiosidades da região amazônica como fauna e clima. Fernanda …

Continue lendo »

Estudantes do PPG Aquicultura do Inpa realizam visita às pisciculturas de Roraima (RR)

“Estimulada pelos resultados bastante positivos, novas visitas deverão ser organizadas para outros estados da região amazônica”, afirmou a vice-coordenadora do curso e pesquisadora do ADAPTA Elizabeth Gusmão Da redação da Ascom Os alunos de mestrado e doutorado do Programa de …

Continue lendo »

Inpa sedia diplomação dos novos membros afiliados da ABC

“A ciência é a razão da nossa existência, sem ela não exercitamos a maior adaptação alcançada por nossa espécie, que é a de entender o mundo para depois poder mudá-lo” Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda, novo membro da ABC, em …

Continue lendo »

Hillandia da Cunha e Domitila Pascoaloto apresentam ao público “Hidroquímica dos Rios da Amazônia”

O objetivo das autoras é fazer a publicação se transformar em uma ferramenta que ajude os estudantes a compreender melhor as características do Estado. “É um livro voltado especificamente para os estudantes do ensino médio, para que eles possam fazer …

Continue lendo »

Pronex da UFFS promoverá curso de Biologia Evolutiva do Desenvolvimento

Evolutionary Developmental Biology (Evo-Devo) A short course at the Federal University of Bahia (Biologia Evolutiva do Desenvolvimento/Evo-Devo – Um curso de curta duração na Universidade Federal da Bahia)   Stuart A. Newman, Ph.D. New York Medical College   Organização: Charbel …

Continue lendo »

Pesquisadores preveram cheia recorde do Rio Negro

A enchente do rio Negro, que no dia 16/05 alcançou a marca recorde de 29,78 metros, pode atingir níveis bem maiores até meados de junho, quando segundo o registro feito nos últimos 110 anos, ocorre o pico das cheias do …

Continue lendo »

Grupo de Trabalho da ABC e SBPC repudiou aprovação do novo Código Florestal

A expectativa do grupo de trabalho do Código Florestal, instituído pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência  (SBPC) e pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) para analisar a proposta do novo Código, era de que o texto aprovado no …

Continue lendo »

Pesquisadores do ADAPTA participam da Reunião Magna da ABC

Agricultura, água, energia e florestas foram alguns dos assuntos do primeiro dia do evento realizado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), cujo tema foi “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”.   O evento ocorreu do dia ao 10 de maio e …

Continue lendo »

Programação do IV Workshop ADAPTA

Informamos que não pudemos atender à todos os pedidos de apresentação oral, porém estão todos convidados a apresentarem Posters.     Programa Workshop ADAPTA   Dia 2 de abril – Manhã 08:30 – 09:30 hs Abertura Oficial   Palavra do …

Continue lendo »

laboratorio sede do ADAPTA realiza sua primeira grande excursão de campo à Barcelos

A excursão será de 20 a 30 de março, e contará com a presença de diversos pesquisadores do INPA e de instituições parceiras do exterior. Um dos principais objetivos da expedição será avaliar o efeito de fatores ambientais, como variações …

Continue lendo »

“Mudanças Climáticas e Peixes de Água Doce foi tema de pelestra no LEEM

Dr. Adalberto Luis Val, coordenador do ADAPTA, apresentou hoje (01/03/2012) palestra para estudantes e convidados durante o tradicional Café com Ciência, que ocorre toda primeira quinta-feira de cada mês no Laboratório de Ecofisiologia e Evolução Molecular (LEEM), laboratório sede do …

Continue lendo »

Software de modelagem ambiental simula desmatamento futuro

 Um curso introdutório sobre o uso do software Dinamica Ego será dado pelo INCT de Seviços Ambientais da Amazônia, entre os dias 9 e 13 de abril. Esse programa permite elaborar modelos de uso da terra e simular o desmatamento futuro. Clique e saiba mais …

Continue lendo »

Entrevista com estudante hawaiano revela nova possibilidade de parcerias

O estudante Norte-Americano Christian  Clark está há 3 semanas no Brasil acompanhando trabalhos de pesquisadores do projeto ADAPTA, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), por meio de um  programa de cooperação internacional. Leia abaixo a entrevista com Christian …

Continue lendo »

Inpa avalia efeitos de mudanças climáticas na população de tambaquis

O tambaqui (Colossoma macropomum) é hoje a primeira espécie cultivada na Amazônia e a segunda no Brasil   Por Fernanda Farias    Com intuito de aprofundar estudos sobre uma das mais importantes espécies para a piscicultura na Amazônia e no …

Continue lendo »

Laboratório de Genética Animal do INPA publica trabalho sobre cariótipo do jaraqui

O trabalho intitulado “Stable Karyotypes: a general rule for the fish of the family Prochilodontidae”  foi publicado online em 01 de fevereiro de 2012 na revista Hydrobiologia, a partir de dados gerados pela MSc. Maria Leandra Terencio, doutoranda do Laboratório de …

Continue lendo »

Secretária de Estado palestra para estudantes e pesquisadores do ADAPTA

A palestra intitulada “Política Ambiental do Amazonas” foi proferida pela Secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, Sra. Nádia Cristina d’ Ávila Ferreira, e ocorreu neste dia 02/02/2012 durante o tradicional Café com Ciência do LEEM (laboratório …

Continue lendo »

Coordenadora do ADAPTA, Dra. Vera Val, é reconduzida ao CONCEA

O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) contará novamente com a Dra Vera Val, Coordenadora de Programas Aplicados do ADAPTA e Coordenadora do Laboratório Sede do ADAPTA, como um de seus membros, representando a Sociedade Brasileira para o …

Continue lendo »

Em mensagem de fim de ano, coordenadores do ADAPTA comentaram os avanços já conseguidos no projeto

natal

Segue a mensagem na íntegra: “Queridos amigos do ADAPTA, Estamos encerrando este ano com muito a comemorar. Ao lançarmos a nova página no INCT ADAPTA, queremos nos congratular com todos aqueles que colaboraram para que o Projeto atingisse o sucesso …

Continue lendo »

Presidente da Agência Espacial Brasileira assumirá a pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação

Marco Antônio Raupp, presidente da Agência Espacial foi indicado pelo próprio Mercadante, que deixará a pasta para assumir a pasta da educação. A posse deverá ser dia 24 do corrente mês. Marco Antonio Raupp (1938, Cachoeira do Sul[1]) é um …

Continue lendo »

Artigo publicado trata de inovações do ADAPTA na análise de dados biológicos

O artigo entitulado “A Software Tool for Information Management and Data Mining of Biological Data for Studying Adaptation of Living Organisms in Amazonia” foi submetido ao International Conference on Computational Biosciences and Bio-Informatics, envento realizado em 2011, na cidade de …

Continue lendo »

Mudanças climáticas é tema de projeto de cooperação com Eslovênia

“Efeitos de mudanças climáticas sobre processos vitais em animais aquáticos” foi um dos projetos aprovados pelo edital de cooperações internacionais do CNPq. Será coordenado pelo Dr. Adalberto Luís Val e parte dele conduzido pela doutoranda Daiani Kochhann, do Laboratório de …

Continue lendo »

Pesquisadores do ADAPTA aprovam vários projetos no Edital Universal do CNPq

O Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq  anunciaram no última dia 13 o resultado do edital Universal 2011, que tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a …

Continue lendo »

Pesquisadora do ADAPTA-INPA é premiada em Bonn, na Alemanha

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol da pesquisa, a pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Maria Teresa Fernadez Piedade, foi recentemente agraciada com o prêmio Joachim Adis de Ecologia Tropical Interdisciplinar edição 2011. A cerimônia oficial …

Continue lendo »

Pesquisadora do ADAPTA apresentou trabalho em simpósio Latino-Americano na Alemanha

Maria Teresa Fernandez Piedade fez uma apresentação oral no “4th Latin America Symposium of Monitoring and Securing Biodiversity”, que foi realizado na cidade de Boon, na Alemanha no dia 09/12/2011. O tema da palestra, relacionado ao projeto ADAPTA, foi “The vegetation …

Continue lendo »

Em entrevista ao G1, pesquisadora do ADAPTA fala sobre os impactos do novo código florestal na Amazônia

Até 25% da Amazônia pode ficar sem proteção legal, alerta cientista – Pesquisadores solicitam emenda específica no novo Código para o bioma. Proposta deixaria vulnerável área equivalente ao dobro do estado de SP. Juliana Arini Do Globo Natureza, em São Paulo …

Continue lendo »

Microcosmos dá início aos seus primeiros experimentos

Terminado o período de ajustes, o sistema de salas integradas que simularão cenários futuros ligados às mudanças climáticas – o Microcosmos – iniciou suas atividades neste mês de novembro. As salas, que pretendem antever os efeitos do aquecimento global previstos …

Continue lendo »

O Projeto ADAPTA e as redes sociais

Está sendo inaugurado hoje o novo site do Projeto ADAPTA, que pretende divulgar as mais variadas informações relacionadas ao projeto e aos grupos multidisciplinares envolvidos. O site irá ainda, como forma de maximizar sua aplicação, disponibilizar links diretos para os …

Continue lendo »